sexta-feira, 1 de março de 2013

Olá
Boa tarde

Hoje vou falar da cidade do Porto.
Cidade situada no Norte de Portugal, fica na foz do Rio Douro, o segundo maior rio de Portugal.
A cidade em si, é conhecida por ser a segunda maior de Portugal e, também, como a capital do Norte.
É primeiramente conhecida por ser a porta de saída do famoso vinho do porto. Naturalmente que é no Porto (e Gaia) que estão instalados os grandes armazéns de vinho. O mesmo aqui envelhece, tornando-se o "famoso" vinho do porto, que a seguir irá para os consumidores, nacionais e estrangeiros.
Porém a cidade do Porto é muito mais completa, para além dos vinhos. Tem os seus museus; Soares dos Reis,com as suas peças de arte decorativa;Casa Museu Guerra Junqueiro; Museu Romantico da Quinta da Macieirinha, com sua coleção de mobiliário do seculo XIX; Casa Oficina António Carneiro, com a colecção de oleos e desenhos; Fundação Engº Antonio de Almeida, com as peças de mobiliário, tapeçaria, ourivesaria e porcelanas; Museu Militar; Museu dos Carros Electricos e Museu do Tesouro. Os seus monumentos, designadamente: Sé Catedral,  Igreja de S Martinho da Cedofeita, Igreja de S Francisco, Igreja de Stª Clara, Igreja dos Grilos, Igreja de NªSª da Vitoria, Igreja das Carmelitas, Igreja da Torre dos Clerigos, Igreja do Carmo,Igreja dos Congregados, Igreja de S Pedro de Miragaia, Igreja de S Nicolau, Igreja de S João Novo, Igreja da Trindade, Igreja de Stº Ildefonso, Igreja de Massarelos, Igreja da Lapa, e, os monumentos ; Mosteiro da Serra do Pilar, Mosteiro de Leça do Balio, Palácio da Bolsa, Palacio Episcopal, Estação de S Bento, Muralhas Fernandinas, Casa do Infante, Fonte de S João da Foz , Palácio do Freixo, Castelo de S João, Castelo do Queijo, Casa TAIT, Camara Municipal, Mercado Ferreira Borges, Alfandega Nova, Ponte de D.Maria e Ponde de D.Luis; a  paisagem, e, até escondido de todos o seu subsolo, com as suas famosas grutas e condutas de água.
Quando chegamos ao Porto não sabemos por onde começar. Há necessidade de proceder a um roteiro antecipadamente, a fim de aproveitar todo o tempo para tirar o maior proveito.
Há sempre quem prefira ver todos os museus. De entre todos há o Museu de Serralves que nos dá a oportunidade de ver mais de uma especie de obras a apreciar.
Há autocarros turisticos, que percorrem a cidade, desde a cidade de Matosinhos, a atravessar a cidade do Porto e passando pela cidade de V.N.Gaia, circulando pelas zonas importantes de toda a cidade, permitindo desta forma um conhecimento superficial da cidade e, bem assim, uma ajuda para a escolha seguinte.
A cidade tem uma zona litoral, das maiores de qualquer outra cidade, e ainda uma marginal, no Rio Douro, que vai desde a foz, junto do mar Atlantico, até ao interior, mais propriamente até Entre os Rios, que é o concelho seguinte. Não esquecendo que do lado contrário, margem esquerda, está a cidade de Gaia e seu concelho.
É connhecido que o rio Douro é navegavel em quase toda a sua extensão, e, principalmente naquela zona, até à Barragem, sendo praticado o turismo com os circuitos de barcos de turismo, alguns dos quis são autenticos restaurantes e outros hoteis.
A cidade do Porto também é conhecida e afamada pela sua gastronomia. O tão falado prato "Tripas à moda do Porto" e ag ora mais recentemente a "francesinha".
Com água na boca vos deixo.
Até à proxima.
Camoes

1 comentário: